sábado, 8 de agosto de 2009

Jesus Cristo e o Cebolinha


Jesus é um personagem. Nos tempos de Roma, possivelmente para ajudar na criação de um aparelho de controle social, transformaram um indivíduo do oriente médio em profeta. Para fortalecer a lenda, adicionaram a ela uma série de crenças das religiões “primitivas”, a maioria delas nascidas do culto ao sol. O “filho de deus” dos católicos, assim, nada mais é do que um personagem criado a partir de uma série de histórias de fundo astrológico que foram humanizadas na figura de um cara gente boa e cabeludo que conseguiu feitos exdrúxulos como andar sobre as águas, curar enfermos, saltar de bungee-jump sem elástico e assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.

Jesus me faz lembrar o Cebolinha. O filho do Seu Cebola também é um personagem, atrai multidões e é difícil de ser imaginado na vida real. Ao contrário do que os romanos fizeram com Jesus, a falha de Maurício de Souza foi não ter aplicado ao seu personagem os mitos atribuídos aos profetas (não só a Jesus, mas a quase todos os outros) como andar sobre as águas, curar enfermos, saltar de bungee-jump sem elástico e assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Se o autor tivesse sido um pouco mais ambicioso, talvez o Cebolinha tivesse deixado de estrelar apenas campanhas de vacinação e embalagens de nuggets e maçãs para virar “cordeiro de deus”.

Prometo enviar uma carta a Maurício de Souza pedindo que ele atribua a Cebolinha poderes sobrenaturais. Poderíamos lançar um gibi extra, no dia 25 de dezembro, entitulado “O verdadeiro Cebolinha” ou “O nascimento do Cebolinha” e começar a relatar sua vida mística, andando sobre as águas, curando enfermos, saltando de bungee-jump sem elástico e assobiando e chupando cana ao mesmo tempo. Como não teremos 300 anos para criar o mito, como os romanos tiveram, teremos que pagar algumas pessoas para dizerem que foram salvas, além de algumas testemunhas dos seus feitos mágicos. Também contrataremos pessoas para disseminarem a religião, prometendo que elas se tornarão santos em caso de êxito.

Com sorte, em 30 anos o filho do Seu Cebola já terá virado um profeta febre-mundial. Desbancaremos Jesus e faremos justiça pelos mais de 2000 anos de enganação dos pobres fiéis que acreditam que o “cordeiro de deus” anda sobre as águas, cura enfermos, salta de bungee-jump sem elástico e assobia e chupa cana ao mesmo tempo. Se tudo der errado, a gente aproveita que Cebolinha será popular, fala errado e nunca estudou para lança-lo como candidato favorito à presidência da república.

Nenhum comentário:

Postar um comentário