quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Quais nomes xingaremos nos próximos quatro anos?

Estamos em ano par. Ano par é também ano de eleição, em que malas, como eu, saem chutando resultados. Sem muitas delongas, vamos aos meus palpites sobre os pleitos eleitorais:

Corrida presidencial – José Serra (PSD) será eleito presidente após ir ao segundo turno com Dilma Rousseff (PT).

Serra está há muito tempo se preparando para assumir a presidência. Além de já ter sido Ministro da Saúde com relativo sucesso, percorreu nos últimos oito anos o clássico caminho para quem quer ser presidente: prefeitura e governo de São Paulo.

Além deste maior preparo do tucano, ele ainda deve se beneficiar do pouco carisma e do anonimato de Dilma Rousseff. A enorme maioria do Brasil não conhece a petista, e quem conhece não simpatiza com a sua carranca de mulher-macho.

Na eleição presidencial, dá José Serra.

Governo do Rio de Janeiro – A disputa para o governo ficará entre o atual governador Sérgio Cabral (PMDB) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR). Para felicidade da zona sul carioca, Sérgio Cabral ganhará a disputa, mas não será fácil.

Garotinho tem muito oxigênio na baixada. Por incrível que pareça ele foi um os melhores governadores da história para as áreas mais pobres do Rio de Janeiro. Deve ter muitos votos nas regiões carentes e entre os funcionários públicos, a quem Cabral prometeu mundos e fundos, mas nada fez.

Entretanto, Sérgio Cabral tem muita força na cidade do Rio devido, entre outras coisas, às iniciativas concretas para diminuir a violência. Além disso, forma uma trinca afinada com Eduardo Paes e Lula, o que rendeu frutos para o Rio de Janeiro, como as Olimpíadas.

A disputa não deve ser fácil, mas Cabral garante o segundo mandato.

Disputa pelo Senado – É um pássaro? É um avião? Não, é César Maia! Sim, ele vai voltar. Após o fiasco completo nas eleições de 2008, o ex-prefeito vem com tudo para a disputa do Senado. Nos bastidores ele já se prepara para abocanhar uma das duas vagas que estarão em disputa em 2010 para, quem sabe, vir candidato a prefeito em 2012.

Para infelicidade geral do município do Rio de Janeiro, a outra vaga deve ficar com Marcelo Crivella (PRB). Este ano encerra-se o primeiro mandato dele como Senador e, a menos que ocorra alguma catástrofe, ele tem tudo para continuar por lá.

Marcelo Crivella em primeiro e César Maia em segundo. Serão eles os nossos futuros Senadores.

2 comentários:

  1. Quem disse que Sergio Cabral fez muito para diminuir a violência? só se for na zona sul, porque na zona norte e oeste e baixada fluminense ele nada fez.

    Minto, ele fez sim, mandou a polícia entrar atirando nos morros sem se preocupar com a população.

    Polícia pacificadora só visita os morros que ficam pertos dos "Bairros Nobres", por onde ele mora.

    ResponderExcluir
  2. Discordo. Tudo indica que a tia Dilma deve ganhar por causa da campanha que o Lula faz para ela. E o Serra tem que aprender a falar melhor, igual líder de sindicato, pois foi assim que o nosso presidente molusco foi eleito.

    ResponderExcluir